Veja abaixo as principais palestras e workshops do palestrante de vendas Marcelo Ortega. Suas palestras são personalizadas de acordo com o momento que sua empresa vive. Se você deseja saber mais entre em contato.
Nessa segunda parte do tema “As Perguntas Certas”, vamos entender quais são as perguntas essenciais para se fazer, desde a apresentação do produto até a compra efetiva!
Se você conhecer alguém com essas características é melhor evitar conviver com essa pessoa, porque esse negócio contamina. O pior é se você se identificar, ai você terá que mudar.
Poucos assumem suas incompetências ou falhas quando se trata de perder uma venda, é difícil demais reconhecer que o erro foi nosso.
Você sabe quais os tipos de perguntas fazer e os momentos certos para usá-las? Nesse vídeo vou te ensinar a fechar negócios de forma mais eficaz!
Aprenda a usar a ferramenta certa para criar oportunidades de venda para o seu negócio!
Meu amigo vendedor ou líder de vendas,
Depois dessa baita aprendizagem obtida a duras penas e analisando centenas de negócios em que participo como consultor e treinador de equipes de vendas, decidi escrever uma espécie de manual / palestra para enfrentamento dos efeitos desta crise.
O que apresentou aqui não tem nada de teoria, reflexão ou filosofia. É o meu pragmatismo em alta, numa ferrenha vontade de ajudar meus clientes e vocês, que me seguem, a reagirem com força a estagnação ou até mesmo, a zona de conforto, que em alguns casos, nos encontramos.
Existem dois tipos de efeitos da crise:
O ruim – empresas que perderam faturamento e clientes- e o bom – empresas que cresceram, em tudo, tanto no volume de vendas nos clientes existentes, como na conquista de novos mercados, pelas diversificações de produtos e serviços.
Mas para mim, ambos são efeitos que podem nos causar problemas, se não for sentido agora, será no futuro. Para quem perdeu mercado, faturamento e lucro, a dor é ativa. Precisa seguir estes 10 passos agora mesmo, se ainda puder. Para quem cresceu, acredite, o crescimento inesperado, projetado por uma mudança temporária no consumo, e por um acontecimento anormal, pode fazer com que seu time e empresa fiquem estagnados no médio e longo prazo. Por isso, acredito que estas coisas que proponho a seguir, façam muito bem, se consideradas e aplicadas sempre, independentemente do tamanho do seu sucesso. Aqui, neste artigo, colocarei de forma resumida, por ser um artigo e não uma palestra. Eu preciso aprofundar isso melhor com você e será um prazer fazê-lo, especialmente considerando o seu modelo de negócio, tamanho e segmento da empresa, objetivos deste ano. Mas, chega de blá, blá, blá….
Muito Sucesso!
O título deste artigo é o adjetivo que me foi dado por um amigo fraterno. Pode parecer agressivo, mas é extremamente carinhoso e adequado. Me identifico com o termo e quero dividir com você o porquê.
Há 20 anos, quando me tornei líder de uma equipe comercial, meus olhos brilhavam, minhas pupilas dilatavam, meu braço arrepiava quando estava ajudando um vendedor meu a fechar um negócio, que ele tinha batalhado por meses. Daniel Grieco, um irmão de vida, amigo de infância, parceiro profissional em muitos momentos, me disse isso numa reunião de fechamento de um projeto especial para a DHL, exatamente o primeiro negócio que ele tinha trazido e que fecharia, com minha ajuda. O Dani era muito bom na prospecção, no encantamento do cliente, na construção de vínculo, mas não era um “sniper”. Ele, sabia disso, e me chamava em muitos negócios que fomentava, para que eu fizesse o tiro final, certeiro, matador.
Neste dia, ele me disse: cara, sua pupila dilata, você cresce e entusiasma o cliente de uma forma, quando está frente a frente, que é difícil explicar, e para o cliente, é impossível não confiar e fechar o negócio.
Nem eu mesmo tinha percebido essas coisas em mim, mas comecei a reparar que realmente eu me transformo quando estou diante de um negócio potencial e que pode se concretizar se o cliente sentir que estamos propondo o melhor para ele.
Cresci em Vendas, em especial, na venda corporativa, onde o ciclo é mais longo, entre o primeiro contato, desenvolvimento de proposta e fechamento, muitas vezes, leva meses.
O trabalho que minha equipe fazia, mesmo tendo perfis diferentes, era o de se conectar com cliente de uma forma profunda, deixando-o íntimo e confiante de que para nós, como empresa, não importava vender por vender. É difícil explicar, mas as metas a serem cumpridas não sobrepunham as nossas convicções de que o processo de vendas tem fundamento, etapas, e a necessidade de se trabalhar com ética, com veemente vontade de ajudar pessoas e empresas.
Até aqui, você não entendeu por que esse artigo tem o título – Animal de Vendas
Muito bem, tenha paciência, vou explicar contando mais um caso. Eu estava em Itaipu Binacional, com a Claudia, uma vendedora experiente e ansiosa, como a maioria dos vendedores são. Ela tinha agendado uma reunião com diretores desta empresa binacional, pois Itaipu é metade nossa e metade paraguaia e ainda, é publica, ou seja, tem processo licitatório para contratação de fornecedores. Para nossa empresa, a política de visitas era somente na etapa de fechamento, e a Claudia sentiu que o cliente precisava de uma reunião presencial para seguir com o processo de compra. Compramos passagem, fomos até foz do Iguaçu e lá, na usina hidrelétrica de Itaipu, vimos a imensidão que é esta gigante geradora de energia. Tínhamos que pegar um carro deles para transitar lá dentro, que nos levaria até a sala de reunião. Tínhamos pouco tempo, 1 hora no máximo, pois em Itaipu, a hora do almoço é sagrada e muitos funcionários, como era o caso desse diretor que nos receberia, almoçam em suas casas, que ficam dentro de Itaipu. Portanto, nossa reunião era as 11:00, entramos na sala as 10:55 e esperamos 10 minutos até que o cliente aparecesse. Eu estava em pé vendo uma foto com vista aérea de Itaipu, impressionado com a grandeza. Claudia, estava ansiosa como sempre, com notebook aberto, apresentação na tela, proposta impressa na mesa, agenda, caderno e tudo mais. Quando o diretor de tecnologia entrou na sala, eu ainda em pé, o cumprimentei e olhando para a foto gigante que apreciava até ali, perguntei a ele: como é trabalhar num lugar incrível assim. Para desespero da Claudia, preocupada com o tempo curto que tínhamos, para falar da proposta e fazer valer a viagem até lá, o diretor nos convidou para conhecer Itaipu Binacional. Claudia até tinha tremores ao lado de seus olhos de tanto nervoso e eu a cutuquei, e pedi calma. Conhecemos tudo, andando de carro e pé. Turbinas imensas, comportas abertas, estava um dia lindo. Visitamos a parte interna da barragem, o que me deixou boquiaberto e confesso, com vertigem da estrutura gigante e da altura daquilo.
Quando voltamos, o cliente nos disse que gostou muito de nós, de termos ido até lá, e que ele já tinha confiança nos nossos produtos e serviços, queria mesmo nos conhecer para prosseguir com a elaboração de um edital que especificasse tecnicamente a nossa solução.
Neste dia, disse a Claudia, que senti que precisava perguntar a ele sobre como é ser parte de uma empresa tão gigante e importante e claro, sabendo que ele era um executivo de carreira, que morava lá, pois tinha casa na ala dos engenheiros, ele certamente tinha muito orgulho de tudo isso.
Pois bem. Num dia, o meu grande amigo Dani me dá um feedback que eu mudo fisiologicamente para fechar uma venda. Noutro, nem falamos da proposta, mas a Claudia, presencia um fechamento que veio como resultado de um sincero interesse na história de vida de um potencial cliente e de sua empresa.
Ha poucos dias, um amigo fraterno me chamou de animal de vendas. Cacau, meu mais novo amigo de infância, meu sócio e cumplice em um grande projeto. E eu gostei. Porque… porque sou um animal, que se comporta muito mais intuitivamente muitas vezes, especialmente, quando a missão é transmitir confiança ao outro. Nas vendas, prevalece o mais ágil, o mais inteligente, mas em especial, o mais amável e confiável. Na vida, no mundo competitivo, no mundo de seres mamíferos, como somos, vai vencer quem mostrar sua sensibilidade, a ponto de dilatar seus olhos, abri-los, e sentir, emocionalmente o arrepio ao concretizar algo que ama fazer. Eu amo vender, e me arrepia lembrar do Dani, da Claudia, e ter ao meu lado um outro animal, do mundo criativo, artístico, do branding e da comunicação, como é o Cacau G.
Eu sou um animal de vendas, e você?
Aguardo o seu comentário
Abraços e muito sucesso
Marcelo Ortega
Que saudades do tempo em que bastava a gente ter um cartão de visitas, uma pasta com catálogos e tabela de preços, folders ou até uma apresentação em powerpoint, para sermos bem recebidos nas visitas comerciais.
O que houve com o mundo? Cadê os clientes que nos solicitavam propostas informando seu estoque, suas necessidades, suas demandas, seus objetivos em cada projeto de serviços. Onde estão os decisores com voz ativa, com clareza ao falar o que esperam, ao tomar decisões de compra e colocarem suas equipes no acompanhamento e suporte ao fornecedor.
É, o mundo mudou muito.
Hoje, não basta ter materiais de vendas convencionais. Temos que ter provas sociais, aliás, focar nos cases e mídias sociais. Somos vistos, considerados, comprados pelo número de seguidores e ainda temos que concorrer com gente que nunca meteu o carro na rua. Gente que chega todo dia para competir pelo “lead”, que é como são chamados os clientes antes de comprarem. Os números importam mais que os nomes. A gente coloca marketing, com seus Dash boards, cata leads, cata clientes, o que for, para gerar listas de prospecção, que não recebem seu contato como vendedor, mas de um robô, que fala com ele até este “lead” esquentar. Manda mensagens, interage artificialmente e até vende se for um ticket médio menor, ou projeto, produto ou serviço de prateleira.
O vendedor hoje lê e ajuda a configurar CRMs, chatbots, Inteligência artificial com seus assistentes virtuais de compra. Nutrir o cliente o tempo todo, fazer pós-venda não é mais a única coisa que vem depois. Hoje é Pós-Não-Venda, que importa ainda mais, afinal o custo de aquisição do cliente passa pela conversão e pelo aproveitamento de tudo, mesmo que não venda o seu produto, pode ajudar a vender a solução concorrente, ganhando por isso. acreditem, que mundo louco, onde todos se unem para massificar as ações comerciais de tal forma, que não se aplica ao modelo de venda consultiva que tanto defendi nos últimos 20 anos. Vender consultivamente é para poucos, para os melhores ou aqueles que como eu, entendem que na equação: vender = nutrir + marketar + se relacionar, falta o pilar da confiança.
É aqui que o caos se instala, ou vai se instalar.
Será que automatizar quase tudo, tornar o modelo comercial como uma máquina, deixará sua marca, sua empresa, seus produtos e serviços e até seus vendedores, melhores. Não lhe parece estranho que surjam termos tão anglicistas querendo imprimir uma mudança, e talvez por isso sejam termos importados, porque convencem mais, especialmente para nós, latino-americanos. Inbounding, Outbounding, Social Selling, Inside Sales, Big Data, Omini-channel etc.
Gosto do mundo como um organismo vivo, e sem dúvida, adoro a transformação, a mudança e a evolução. Me questiono apenas se vale a pena abandonar alguns hábitos superimportantes na construção de relação perenes e valor com clientes em detrimento do volume, da venda pela venda, como uma última tacada que pretende arrematar tudo que pode, mesmo que perca vínculo, relação interpessoal, possibilidades de maximização do valor percebido pelo cliente com tudo aquilo que somos, fomos, seremos e entregaremos, quando o olho no olho, ainda se faz valer.
Pense nisso, cuidado com o novo “artificial”. O que resiste ao tempo, já foi testado. Vender consultivamente, tendo a base na confiança, vale muito mais… e pode se encaixar nos avanços, no novo atendimento e nas novas tecnologias. Treinei sua equipe do jeito certo.
Aguardo o seu comentário
Abraços e muito sucesso
Marcelo Ortega
O escritor e palestrante Marcelo Ortega, autor dos best-sellers Sucesso em Vendas e Intelig?ncia em Vendas,fez palestra em Sinop para diretores de empresas, gerentes e profissionais do setores de vendas/marketing. O evento foi organizado pela CDL Sinop.
É considerado um dos maiores especialistas em técnicas de vendas do Brasil e vai estar este sábado, 16 de março, na Casa da Música “para inspirar pessoas e organizações” numa palestra que se prevê ser “muito especial”, destaca o comunicado enviado.
Como vender em tempos de crise? Esse tem sido um dos questionamentos mais comuns entre vendedores de diversas áreas. Ver a economia em recessão e as portas de grandes empresas fechando, de fato, é algo assustador.
Como vender em tempos de crise? Esse tem sido um dos questionamentos mais comuns entre vendedores de diversas áreas. Ver a economia em recessão e as portas de grandes empresas fechando, de fato, é algo assustador.
Artigo publicado no site Super Atualizado: superatualizado.com.br/os-5-is-para-motivar-sua-equipe/
Aprenda a fazer a prospecção do seu futuro e do seu negócio!
O aquecimento é a primeira etapa do treinamento. Nesse vídeo, ensino como se preparar e se planejar estrategicamente para ser um vendedor de sucesso!
Momento Mágico da Venda, conheça a FADA. Descubra os 4 caminhos para você melhorar sua abordagem na hora da venda (técnica do meu livro Sucesso em Vendas).
Hoje quero falar sobre a necessidade de criar momentos para equilibrar a sua vida como vendedor. É muito provável que você tem uma vida bastante corrida, cheia de metas e responsabilidades em casa e no trabalho. Alguns, ainda passam por momentos de solidão, de cidade em cidade, de cliente em cliente. Meu objetivo é fazer você pensar sobre quanto tempo de qualidade (repito: de qualidade) tem criado para viver momentos incríveis?
O vídeo de hoje é especial, direto de Portugal. Falo sobre a grandeza de ser vendedor, aquelas pessoas que acordam para fazer outras pessoas felizes. A pessoa que já acorda com um NÃO na mente!
Neste vídeo eu falo sobre vender ideias, uma habilidade que todos nós precisamos ter. Algumas dicas sobre vender ideias que você verá no vídeo:
– Relacionamento
– Gerar Afinidade
– Técnicas x Atritos
– Estrutura para vender ideias
– Redes Sociais
– Muito mais
Entre em Contato
Entraremos em contato o mais rápido possível. Agradecemos desde já. Por favor, preencha corretamente todos os campos.
BRASIL
Asas Consultores | Marcelo Ortega
+55 11 9.9620.5626 (Whatsapp)
+55 11 2574.5806
PORTUGAL/EUROPA
Contacto para Palestras e Treinos Empresariais
Amélia Amil / Tel.: (+351) 917 562 002
ameliaamil@marceloortega.com.br
vendas@marceloortega.com.br
© Marcelo Ortega 2023 | Todos os direitos reservados